Ainda existe uma rivalidade de longa data entre os sistemas operacionais MacOS e Windows. Qual será melhor? A resposta depende muito do uso que se vai fazer do computador.

 

Sistema Operacional

O Mac possui um sistema operacional chamado MacOS que é baseado no UNIX, o mesmo que sustenta o Linux por exemplo, o que faz com que seja muito leve comparado com o Windows. Devido à sua estruturação este sistema não apresenta erros nem problemas no momento de iniciar qualquer aplicação.

Por sua vez, o Windows é um dos sistemas mais difundidos a nível mundial, tendo a vantagem de ser compatível com muitos programas e aplicações, mas por vezes é necessária paciência para realizar as atualizações do software que está continuamente a ser melhorado para minorar os erros.

Custo

Geralmente os Mac são mais caros do que os PC Windows. Se você precisa de um computador básico para trabalhar ou estudar é fácil encontrar um bom Notebook pela metade do preço de um Macbook.

Se você é um profissional criativo o Mac possui um ótimo desempenho na área da fotografia, design ou vídeo.

 

Estética

O Mac tem um desenho atrativo e intuitivo. Para quem se preocupa com a estética esta é a opção ideal. Apesar de já existirem atualmente PC’s com uma estética interessante, os Mac são considerados mais cool.

Muitos utilizadores escolhem um Mac porque o seu desenho é suave e cômodo, mas se este não é um fator importante para ti, talvez seja melhor investir menos e gastar o menos dinheiro em um PC.

 

Manutenção

Os Mac têm a vantagem de que não necessitam de antivírus para ser utilizados, portanto este será menos um problema para resolver. Também a duração do sistema é bastante satisfatória, na medida em que foi criado para ter um alto rendimento e não ser muito afetado pelo desgaste do tempo.

Por seu lado, os PC’s podem não ter uma duração tão ampla quanto os Mac, mas a diferença é a facilidade de suporte técnico caso necessite.

Considerações

Se você vai utilizar o Mac para trabalhar verifique se as suas aplicações funcionam corretamente no sistema operacional, visto que alguns softwares não são perfeitamente compatíveis com o sistema operacional MacOS.

Embora pareça ser algo simples essa é a maior dificuldade na hora de migrar ou comprar um Mac.

Existe algumas soluções para emular softwares nativos do Windows no MacOS, porém são apenas soluções paliativas.

 

 

Deixe um comentário