Afinal de contas, o que é um equipamento Recertificado?

Um equipamento ou produto recertificado em padrões de fábrica se trata de um produto que volta para o mercado, disponível para vendas, nas mesmas condições de um produto novo de fábrica, com todas as funcionalidades e características originais, beneficiando o comprador e possibilitando economizar dinheiro na compra.

O que difere de um simples equipamento usado?

Um equipamento recertificado em padrões de fábrica passa por um processo rigoroso de análise, onde todas as funcionalidades são testadas e após constatação de 100% de funcionamento o produto é aprovado como recertificado, nós da Hyper ON, emitimos o Laudo Técnico junto ao equipamento contendo fotos e descriminando detalhadamente as condições e observações de cada equipamento.

E de onde vem o termo Recertificado?

O conceito Recertificado se origina do termo inglês “Refurbished” que em tradução livre significa remanufaturado. Esta palavra já é bem conhecida pelos brasileiros, principalmente por ser uma das maneiras de reutilizar cartuchos de tinta para impressora. Com os eletrônicos a remanufatura é diferenciada, não se tratando apenas de uma simples limpeza ou troca de pequenos mecanismos.

Primeiramente é importante salientar que nem sempre o produto remanufaturado é usado. Existem produtos classificados como refurbished que nem sequer chegaram a ser ligados. Isso porque muitos consumidores se arrependem de ter comprado algo e como muitas vezes o produto foi desembalado, as fabricantes não podem simplesmente revendê-los como novos.

Apesar deste pequeno detalhe, de modo geral, o produto remanufaturado surge a partir de algum defeito. Por exemplo: imagine que você comprou uma televisão e logo na primeira semana ela apresentou defeito, algum problema de software ou hardware. Evidentemente, a primeira atitude que você vai tomar é entrar em contato com a fabricante (ou a loja que vendeu o produto).

Nesses casos em que o produto ainda está novo, as lojas encaminham o eletrônico para a fabricante avaliar o problema que ocorreu. Caso o defeito no produto seja mínimo, sendo apenas uma peça com problema — ou que a firmware do aparelho tenha apresentado erro —, a empresa responsável pelo dispositivo vai encaminhar a situação para o setor técnico, o qual vai averiguar as condições e possibilidades de reparo.

Logo que constatada a viabilidade para o conserto, a fabricante autoriza que o produto seja restaurado. Depois de trocar o componente com defeito, a equipe técnica realiza uma série de testes (normalmente os mesmos que são efetuados com produtos novos). Se os resultados forem positivos, o produto pode passar por uma troca de carcaça e receberá novos acessórios (cabos, controle remoto, manual e demais itens que acompanham).

No entanto, se durante os testes algum defeito aparecer, o aparelho automaticamente é eliminado do processado de remanufatura. Não que isso seja aplicado a todas as fabricantes, mas de maneira geral é comum que as empresas economizem gastos não insistindo em reparos sequenciais. Os produtos sem condições de reparo são descartados.

Depois que uma série de produtos passou pelo processo de remanufatura, foi aprovada nas análises e recebeu novos acessórios, o setor de logística embala os aparelhos com uma caixa diferenciada, normalmente algo bem genérico — justamente para diferenciá-los dos itens novos. Por fim, a fabricante entra em contato com lojas interessadas e autoriza a venda dos novos produtos por um valor bem abaixo do comum (algumas vezes até 50% do custo original).

Mas, e a garantia?

Só para ficar bem claro, se o produto que você estiver adquirindo não possuir garantia, procure outro, pois todo (sem exceções) eletrônico deve ter um período de garantia limitada — em geral os itens refurbished possuem um tempo que varia de 30 a 90 dias.

A segunda dica pode encarecer o produto, mas garante a você um pouco mais de tranquilidade. Por incrível que pareça, alguns poucos eletrônicos refurbished possuem planos de garantia estendida e até mesmo período para trocas.

Sendo assim, caso a loja em que você esteja comprando ofereça um tempo de garantia extra, não pense duas vezes em aderir a este recurso. Mesmo que custe um pouco mais, este pequeno detalhe pode lhe poupar dores de cabeça e até mesmo a compra de um produto novo (afinal, mesmo que tenha sido testado, defeitos podem aparecer).

A Hyper ON oferece a opção de garantia estendida para seus clientes, consulte o valor adicional para garantia estendida de nossos equipamentos Recertificados.

Evidentemente, existem momentos em que a compra já não vale a pena. Não que o preço não compense, mas comprar um produto remanufaturado que seja desatualizado nem sempre é uma boa ideia. Para os menos exigentes, um notebook refurbished que venha com 2 GB de memória e um processador dual core bem simples pode ser uma ótima ideia, pois o preço será compensador e a configuração não deve ser um problema, além de conseguir economizar um bom dinheiro.

Ficou interessado? Ente em contato conosco e consulte os equipamentos que temos disponíveis.

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